Google

16/06/2008

O SEGREDO DAS CRIANÇAS

Vejam esta matéria publicada no G1 - Grupo estuda como crianças aprendem.

Nesta matéria temos um questionamento simples, porém, valioso.
Porque as crianças tem uma capacidade de aprendizado superior ao dos adultos?
Arrisco-me a a apresentar a minha teoria sobre o tema.
As crianças aprendem muito mais rápido por fatores que fazem toda a diferença: Não têm preconceito, estão lhe dando com a novidade, tudo para eles é supreendente (memória emocional em alta) e finalmente não tem medo de errar.

Infelizmente, com o tempo vamos ficando cada vez mais independente e a medida que ficamos adultos nosso instinto de sobrevivência faz com que aos poucos sejamos cada vez mais "cautelosos", inicialmente para protejer a nós mesmos e no futuro nossos filhos. Se adultos tivessemos o comportamento de uma criança estaríamos condenado a extinção.

Justamente, esta limitação natural que nos impomos são os nossos inbidores no aprendizado, que limitam nossa capacidade de aprender na vida adulta.

Existe meios para minimizarmos essa nossa limitação, primeiramente devemos eliminar o nosso preconceito (quem disse que matemática é difícil?); segundo, acreditar que o conteúdo a aprender é algo divertido, se não for, tenha criatividade para fazer que isso aconteça e finalmente pense assim, que você vai até o final e o que importa é que você deu o seu melhor, se você não conseguir, maior será sua motivação, pois agora você tem como melhorar em cima dos próprios erros. Enfim não tenha medo de perder e não desista.
Aprender é para poucos, exige, o que é mais digno do ser humano: Alegria, autoconhecimento, perda dos preconceitos e muita garra.
Reflitam e sucesso a todos!

Nenhum comentário: